APP aposta na formação e atualização dos podologistas

Nos dias 3 e 4 de setembro, realizou-se o XVI Congresso Nacional de Podologia, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, no Porto. Esta iniciativa da Associação Portuguesa de Podologia (APP) reuniu especialistas nacionais e internacionais para o debate de novos conceitos, de tratamentos e das últimas inovações científicas em diversas áreas da Podologia.

“Este congresso representa um excelente contributo para a formação e atualização dos podologistas, apoiando a aquisição de novas competências, através dos mais recentes desenvolvimentos na área da saúde do pé”, afirma Manuel Portela, presidente da APP.

No primeiro dia de congresso refletiu-se sobre a Podiatria Infantil, a Dermopodiatria, a Podiatria Desportiva e a Biomecânica e Ortopodiatria. A Podiatria Infantil foi a primeira especialidade em destaque, com os seminários “Avaliação da criança em contexto de consulta de podologia pediátrica” da Prof. Doutora Laura Perez Palma e “Método Ponseti para o tratamento do pé boto” da Dr. Marta Vinyals.

“É precisamente nos primeiros passos, quando começa a gatinhar e a andar, que devemos ter um olhar atento ao pé da criança”, refere o presidente da APP, evidenciando a importância desta temática.

No segundo e último dia de congresso, as atenções voltaram-se para a Podiatria Clínica, a Podiatria Cirúrgica e o Pé Diabético.

A área do Pé Diabético contou com cinco seminários: “Equipa multidisciplinar na abordagem do doente com diabetes” da Dra. Cristina Cunha; “Pé diabético neuroisquémico” da Dr. Joana Ferreira; “Abordagem podológica em úlceras neuroisquémicas” da Dra. Helena Grenha; “Osteomielite no pé diabético: diagnóstico e tratamento” da Prof. Doutora Esther Garcia-Morales e, por último, o Prof. Doutor Miguel Oliveira finalizou os seminários dedicados a esta área ao falar sobre “Ortóteses plantares fundamentadas na biomecânica do pé diabético”.

O XVI Congresso Nacional de Podologia caracterizou-se pela participação de especialistas de Portugal, Espanha e EUA, tais como Laura Perez Palma, Marta Vinyals, Orlando Monteiro da Silva, Osvaldo Correia, Liliana Avidos, Aida Moreira, Paulo Amado, Duarte Pinheiro, Kevin A.Kirby, André Maia Silva, João Martiniano, Ricardo Dias, Filipe Rodrigues, Luciana Garcia Santos, Liliana Sousa, Jani Magalhães, Cristina Cunha, Joana Ferreira, Helena Grenha, Esther Garcia-Morales, Miguel Oliveira, Elisabete Silva, Ivo Brochado e Manuel Portela.

De acordo com o especialista em Podologia, “a diversidade de temas inovadores e a participação dos mais conceituados conferencistas nacionais e internacionais é uma aposta da APP, de forma a proporcionar formação de qualidade e interdisciplinaridade aos podologistas.”

Saiba mais informações sobre os dois dias de congresso em: www.xvicongressonacionalpodologia.admeus.pt

 

 

 

 

 

Share