O que é a Podologia?

A Podologia é a ciência da área da saúde que estuda, previne, diagnostica e trata as alterações dos pés e as suas repercussões no corpo humano.
.

Qual a importância do podologista/podiatra e qual a função desse profissional?

O Podologista ou Podiatra é um profissional de saúde da área da Podologia, que tem como principal objectivo prevenir e tratar a causa da patologia, com capacidade para elaborar um diagnóstico mediante a recolha de dados e efectuar o respectivo tratamento.
.

Quais são as doenças podológicas mais comuns?

Micose Interdigital (Pé-de-Atleta ou Frieira)

Dermatomicose ( fungos da pele)

Onicocriptose (Problemas com unhas encravadas)

Onicogrifose(engrossamento irregular da unha)

Queratopatias (calos, calosidades)

Onicomicoses (micose das unhas).

Pé Plano (quando a curvatura do pé não é a correcta ou não existe)

Pé Valgo (quando o calcanhar se inclina para a parte interior do pé)

Hiperhidrose (transpiração em excesso)

Verrugas Plantares. Tumor benigno produzido pela proliferação das papilas na superficie da pele.

Joanetes

Esporão do calcâneo (Ossificação localizada na face plantar ou posterior do calcanhar)

Dedos em garra

Pé Diabético

Úlceras/Feridas

Gretas/ fissuras
.

Quais os cuidados a ter para manter os pés saudáveis?

1. Higiene: lavar os pés todos os dias com sabonete e pH neutro. E depois secar muito bem, especialmente nos espaços interdigitais.

  1. Observar os pés com frequência, de forma a poder detectar atempadamente eventuais alterações.

3. Hidratar com um creme específico para pés. Cortar as unhas de forma recta com instrumento desinfectado e de uso pessoal.

4. Usar meias de fibras naturais (lã, algodão, seda) ; A meia funciona como uma protecção do pé.

5. Usar calçado de material natural (pele, couro),  arejado, e que respeite a morfologia do pé, em cumprimento e em largura; ( Os tacões, na mulher, não devem ultrapassar os 3 centímetros de altura).

6. O calçado deve ser adquirido ao final do dia (quando o pé já apresenta algum edema)

Quais as consequências da utilização do salto alto?

O salto alto altera toda a biomecânica do passo, devido à pressão exercida no hálux (dedo grande do pé). Como resultado dessa pressão surge o cansaço, dor e calos. Aumentam as probabilidades de surgirem deformidades ósseas como joanetes ou de problemas na musculatura da coxa e na curvatura lombar. Acrescentam-se ainda os riscos de queda, lesões dos ligamentos e luxações no tornozelo, provocados pelo equilíbrio precário do andar nas alturas.

Se usar calçado de saltos opte por sapatos com plataforma e bico mais largo (quadrado). Os sapatos ou sandálias com plataforma forçam menos a curvatura do pé, e os de bico mais largo diminuem o aparecimento de joanete e calosidades. Os sapatos confortáveis com palmilhas especiais são úteis por distribuírem o peso do corpo por toda a superfície plantar.

Os vernizes ou esmaltes podem prejudicar as unhas?

Deixar as unhas pintadas por mais de cinco dias pode enfraquecê-las. Ao retirá-lo, faça uma hidratação da área. Use esmalte adequado (que não tenha ingredientes corrosivos ou que não cause alergia).

Quando se deve procurar o Podologista e com que frequência devemos procurar este profissional?

O ideal seria periodicamente !
Pelo menos uma vez por cada mês, mesmo que não haja nenhum tipo de lesão ou patologia nos pés. Muitas pessoas só procuram o Podologista quando estão com algum problema. Na verdade, a prevenção é fundamental para evitar o aparecimento de doenças ou complicações.

 

Certifique-se que está a ser tratada por um profissional reconhecido pela Associação Portuguesa de Podologia.

Onde posso tirar uma licenciatura em Podologia?

A CESPU, CRL (Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário), desenvolve e ensina estes conhecimentos de podologia através das Escolas Superiores de Saúde do Vale do Sousa (Dec. Lei N.º 303/97 de 04 de Novembro) e do Vale do Ave (Dec. Lei N.º 270/97 de 04 de Outubro), actualmente integradas no Instituto Politécnico de Saúde do Norte, com interesse público reconhecido pelo Dec. Lei N.º 404/99 de 14 de Outubro.
Os Decretos atrás referidos integram a PODOLOGIA no ensino superior. Tendo no seu plano curricular disciplinas e áreas específicas e técnicas, e havendo um protocolo entre a CESPU, CRL, entidade instituidora e a Universidade de Barcelona, a qual foi solicitada a esta entidade a sua colaboração.